Sala de Imprensa

Visita también la Sala de Prensa en español
18-02-2020 Todos

Alta de 40%: Volkswagen Caminhões e Ônibus avança em veículos sob medida

Lançado pela montadora há 20 anos, o conceito sob medida da Volkswagen Caminhões e Ônibus revolucionou o mercado e segue em alta até hoje. No ano passado, sua demanda cresceu cerca de 40% nas vendas da marca em comparação com 2018. Em 2019, o volume representou 27% de tudo que foi produzido em Resende, enquanto no ano anterior, esse patamar ficou em 22%.

A VWCO foi pioneira na oferta de veículos customizados para clientes no Brasil, conforme suas demandas mais específicas. Entre as otimizações mais pedidas no Brasil, estão o segundo eixo direcional para transformação em 8x2 e a flexibilização do entre-eixo para ajustar à aplicação ou à carga, além da inclusão de componentes como a suspensão pneumática.

Essa oferta hoje é crucial para a marca, na opinião de Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “O foco no cliente é um de nossos maiores valores. Nosso conceito ‘menos você não quer, mais você não precisa’ está entre os fatores-chave do crescimento de vendas da montadora e são reconhecidos como diferenciais por todo o mercado”, destaca o executivo.

Por trás desse crescimento, há um intenso trabalho de engenharia. “Trabalhamos em estreita parceira com as áreas de Vendas e os clientes para alinhar as expectativas e acelerar o desenvolvimento e, em paralelo, implementamos melhorias nos processo. Estamos sempre em busca de oportunidades para refinar nossas atividades. Satisfazer o cliente sob medida está em nossa DNA”, explica Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.

Portfólio em expansão
Para impulsionar e sustentar essa expansão, o time dedicado a esses veículos especiais adotou novos parâmetros de trabalho. Nesse cenário, se vale de diferentes premissas para gerenciamento de projetos em linha com o que se pratica de mais atual no mercado.

“Seguimos preceitos das metodologias Scrum e Agile, que basicamente estabelecem formatos de gestão voltados a agilizar os resultados. Como resultado, alcançamos uma redução média de 80% da complexidade no processo dos projetos atuais”, revela Edivaldo Guedes, gerente executivo responsável por esse veículos na VWCO.