Sala de Imprensa

Visita también la Sala de Prensa en español
17-03-2015 Todos Institucional Produtos MAN

Fábrica da MAN Latin America reduz em 10% consumo de energia elétrica

A MAN Latin America, responsável pelos veículos comerciais MAN e Volkswagen, registrou uma redução de mais de 10% no consumo de energia elétrica, ao longo dos últimos seis meses, em sua fábrica localizada em Resende (RJ). O resultado faz parte de uma campanha interna com o objetivo de evitar o uso desnecessário de energia e também gerar economia dos recursos naturais e nos custos da empresa. O projeto ajudará a companhia a chegar à meta de reduzir em 25% suas emissões de CO2 até 2020.

Com a criação da Comissão Interna de Conservação de Energia no segundo semestre de 2014, representantes do grupo em toda a fábrica avaliam desperdícios com iluminação, vazamentos de ar comprimido e utilização de equipamentos, entre outros itens. Ações simples para a redução do consumo já dão resultados significativos.

Apenas com o desligamento de bombas de tanques de pré-tratamento relativo à pintura nos fins de semana e a instalação de interruptores nos escritórios e linhas de produção se economiza, por mês, 14% no consumo de energia no prédio da pintura e mais 11% nas atividades de armação da cabine.

Outras iniciativas já estão planejadas na fábrica, com potencial para alcançar redução de mais 7%. Uma série de avaliações rigorosas é realizada para garantir a melhor solução, sem impacto nas operações e na qualidade dos produtos.
“Já conseguimos perceber, inclusive, grandes mudanças de comportamento das pessoas. Por toda a fábrica, temos colaboradores dedicados a colaborar com novas ideias, encontrar e avaliar possíveis desperdícios. Sempre há espaço para ser mais eficiente e estamos buscando isso com afinco, especialmente nesse momento em que a sociedade necessita tanto de economia”, afirma Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da MAN Latin America.

Empresa também promove uso consciente da água

Na fábrica da MAN Latin America, o consumo de água para suas operações também é monitorado de perto para garantir que não haja desperdícios, seja com a reutilização dos efluentes líquidos ou com tratamentos realizados internamente por sua Estação de Tratamento de Efluentes para que a água chegue limpa ao Rio Paraíba do Sul, que abastece a região onde a fábrica está localizada. Este processo possibilita ainda gerar volume adicional aos cursos do rio, pois todo volume utilizado na planta advém de poços artesianos, devidamente licenciados pelos órgãos competentes.