Sala de Imprensa

Visita también la Sala de Prensa en español
15-02-2016 Produtos Volkswagen Produtos MAN

MAN Latin America aposta em mídias digitais para crescimento de mercado

Os investimentos em mídia digital realizados pela MAN Latin America renderam crescimento de mais de 20% no volume de intenções de compra geradas pelo site da montadora (www.vwco.com.br), segundo fechamento de 2015 em comparação ao ano anterior. A reação foi registrada depois que a fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN lançou o novo portal em 2015, permitindo ao consumidor enviar sua intenção de compra a partir de qualquer página do site, melhorando assim sua navegação e a apresentação de ofertas.

De acordo com a NTBS 2015 (New Truck Buyer), pesquisa do setor que avalia as categorias, marcas e modelos de caminhões na perspectiva do consumidor, os sites das montadoras já são a principal fonte de buscas para consumidores do segmento. De olho nesta tendência e reforçando seu perfil inovador, a MAN Latin America também se destaca como a primeira montadora a ter um portal desenvolvido especialmente para o acesso por dispositivos móveis.

“Com esta plataforma, o cliente pode ter em mãos todas as ofertas e serviços da empresa a um só clique, com conteúdo exclusivo e diferenciado. Toda nossa participação em mídias sociais, ainda traz um parâmetro de como nossa empresa está no mercado, devido à possibilidade de interação contínua com os consumidores e assim, melhorar cada vez mais nossos serviços”, afirma Gislaine Matano, gerente de Propaganda e Promoção da montadora.
 
Além do site na web e o mobile, a montadora pratica o conceito de “veículos sob medida”, oferecendo informações importantes para seu público-alvo nas páginas do Facebook (/manlatinamerica) e do YouTube (/volkscaminhoes), as duas redes mais acessadas pelos brasileiros. Desta maneira, aproxima-se dos consumidores e observa suas necessidades. Hoje ela é a líder em número de fãs e engajamentos entre as montadoras no Brasil nas redes sociais. De junho de 2014 a junho de 2015, passou da quarta para primeira marca com mais fãs no Facebook, atingindo a marca de um milhão de fãs na página em dezembro de 2015.
 
O YouTube, onde são assistidos cerca de seis bilhões de vídeos por mês só no Brasil, também representa um importante canal de contato da empresa com seus consumidores. Prova disso é o projeto “Amigo Estradeiro”, criado em 2015, e que já conta com mais de 129 mil visualizações, e reforça a comunicação e a proximidade com seus clientes por meio de vídeos com dicas técnicas que facilitam a manutenção dos seus veículos. Os filmes também são divulgados pelo Facebook, que já somam mais de três milhões de visualizações e engajamentos até o momento.
 
Parcerias de sucesso
 
As inovações e o investimento da MAN Latin America na área digital não se restringem às suas páginas na web e nas redes sociais. Para agilizar o trabalho dos caminhoneiros e proprietários, a montadora patrocinou o desenvolvimento do aplicativo da NTC que oferece o cálculo rápido e preciso do valor de fretes, fornece dicas sobre redução de custos, vídeos de treinamentos em transporte e logística, e outros voltados para análise de produtos.
 
O objetivo da empresa nesta parceria está associado diretamente à questão de custo operacional, assunto constante nas abordagens da montadora com os clientes, já que a escolha adequada do caminhão em relação ao negócio pode trazer melhor resultado e rentabilidade. Isto torna a ação interessante não apenas para a MAN Latin America, mas também para seus consumidores e a própria NTC, uma entidade técnica reconhecida em assuntos de transportes e que, até então, fornecia subsídios aos transportadores em formato de planilha de cálculos, etc.
      
Conectada com as novidades, a MAN Latin America também fechou parceria com o aplicativo Truckpad, que conecta o caminhoneiro a ofertas de carga, otimizando o uso dos caminhões. O aplicativo proporciona economia de tempo e aumento de rentabilidade para motoristas autônomos, além de trazer conveniência a empresas que procuram por carreteiros para transporte de cargas.