Sala de Imprensa

Visita también la Sala de Prensa en español
31-10-2019 Todos

Ônibus Volkswagen são heptacampeões no prêmio Top Educação

Conquista é celebrada no ano em que os Volksbus superam o marco de 20 mil entregas ao programa Caminho da Escola

 

No ano em que supera 20 mil entregas ao programa Caminho da Escola, os ônibus Volkswagen celebram mais uma conquista: acabam de ganhar o título de favoritos do transporte escolar pela sétima vez. O heptacampeonato é resultado do prêmio Top Educação, promovido anualmente pela editora Segmento e revista Educação. A fabricante foi novamente a mais lembrada na categoria Fabricante de Veículos Escolares, que leva em conta o número de identificações espontâneas de seus eleitores.


“A vocação para o transporte escolar é fruto de um minucioso trabalho de campo. A VW Caminhões e Ônibus reconhece desde sempre o propósito social do Caminho da Escola e empenha-se tanto no desenvolvimento quanto no atendimento desses ônibus que ajudam milhares e milhares de crianças a escrever seu futuro”, afirma Adriana Cecconello, supervisora de Vendas Especiais de Ônibus da VW Caminhões e Ônibus.


Os ônibus VW são produzidos sob medida para o Caminho da Escola desde sua criação, há doze anos. Não à toa, os Volksbus são os líderes de vendas nessa aplicação. Representando mais da metade das entregas ao governo, já somam mais de 20 mil veículos, presentes em 5.226 municípios, quase a totalidade de cidades brasileiras.


A linha completa Volksbus destinada ao Caminho da Escola conta com veículos escolares na configuração rural e urbano, na faixa de 8 a 15 toneladas. Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensões elevadas e reforçadas, pneus de uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro, ângulos de ataque e saída maiores, poltronas estofadas e de fácil limpeza, mecanismos antiesmagamento nas portas e ainda dispositivos de poltronas móveis (DPM) que garantem a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.


Operado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumenta a transparência das aquisições.