Sala de Imprensa

Visita también la Sala de Prensa en español
17-06-2019 Institucional

Volkswagen Caminhões e Ônibus ergue troféu do Prêmio AEA por responsabilidade ambiental

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) premiou a Volkswagen Caminhões e Ônibus por estudo pioneiro, elaborado em parceria com fornecedores e laboratórios de pesquisa, que comprova a relevância da logística reversa do filtro separador de água e óleo em veículos comerciais, minimizando seu impacto no meio ambiente. Reconhecido na categoria responsabilidade ambiental, o trabalho constata que, desde a introdução do biodiesel no mercado brasileiro, o consumo desse filtro aumentou significativamente, chegando a ser nove vezes superior ao uso com o óleo diesel convencional.

“Temos um time de engenharia dedicado a pesquisar e desenvolver novas soluções para levar a nossa indústria à próxima geração, seja com biodiesel, mobilidade elétrica ou mesmo GNV, pensando também em como mitigar todos os impactos. Nós buscamos estar sempre na vanguarda dessa transformação do mercado. Reconhecimentos como esse nos apontam que estamos cumprindo nossa missão e engajando toda a cadeia, com fornecedores e laboratórios nesse caminho também”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia e CTO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A montadora recebeu ainda menção honrosa pela tecnologia de seu ônibus Volksbus e-Flex com uma solução exclusiva de arquitetura flexível para eletrificação, cujo conceito pode ser aplicado em praticamente qualquer veículo da marca. A montadora desenvolveu o mais abrangente e inovador conceito de flexibilidade e modularidade a ser aplicado em veículos comerciais: em um único modelo é possível contemplar todas as variantes da mobilidade elétrica.

Inovação à toda prova

Primeira indústria automotiva a se estabelecer no Sul Fluminense, a montadora aposta em inovação, sendo a precursora da formação desse novo polo automotivo do país, atraindo diversos fornecedores para a região. Desde sua inauguração em 1996, estreou o conceito de Consórcio Modular, único no mundo, em que sete fornecedores dividem com a Volkswagen Caminhões e Ônibus a responsabilidade pela montagem tanto de caminhões quanto de chassis de ônibus.

Em Resende, a VWCO concentra seu centro mundial de pesquisa e desenvolvimento, com uma engenharia 100% brasileira. A partir de suas instalações no interior do Estado do Rio de Janeiro, a empresa conceitua todos os caminhões e ônibus Volkswagen que chegarão a mais de 30 países pelo mundo. São 600 engenheiros dedicados a desenvolver veículos sob medida para mercados emergentes.