Sala de Imprensa

Visita también la Sala de Prensa en español
19-12-2018 Todos

Volkswagen Caminhões e Ônibus promove qualidade de vida à população

Iniciativas vão desde capacitação de jovens para o mercado de trabalho até investimentos em instituições de saúde

A Volkswagen Caminhões e Ônibus avança em seu  compromisso social de apoiar a oferta de mais qualidade de vida à população e fecha o ano de 2018 com mais de 15 iniciativas que vão desde capacitação de jovens, combate à exploração sexual infantil nas estradas brasileiras, apoio a eventos que promovam o acesso à cultura até a projetos que culminam em investimentos maiores destinados a instituições de saúde. Para 2019, novos projetos já estão em andamento.

Cidade de sua fábrica, Resende está no foco especial das ações sociais da montadora. A montadora junto com as sete empresas do Consórcio Modular desenvolve o potencial de alunos de baixa renda e integra-os como profissionais, através do programa Formare. Ao todo mais de 250 pessoas já foram capacitadas no curso de mecânico de montagem de produto com o apoio de 130 colaboradores voluntários e, após o ano de formação, uma média de mais de 90% desses jovens continua na fábrica. 

Pensando ainda no universo profissional, não é só fora da fábrica que a Volkswagen Caminhões e Ônibus incentiva o desenvolvimento de novos profissionais. Jovens com deficiência também são particularmente acompanhados e para isso a empresa criou o programa Novos Horizontes, em que contrata profissionais com necessidades especiais e custeia toda sua formação acadêmica. Ao longo de sete anos, mais de 70 colaboradores já usufruíram esse subsídio e contribuíram para fortalecer a inclusão da empresa. 

“A Volkswagen Caminhões e Ônibus tem um compromisso não só com os moradores de Resende, no estado do Rio de Janeiro, mas com toda a sociedade brasileira. Todas essas iniciativas desenvolvidas pela empresa e apoiadas por nossos colaboradores mostram nosso comprometimento com o futuro do nosso país”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Outro projeto social desenvolvido pela VWCO e seus colaboradores é o “Olá mundo”, com o objetivo de proporcionar novas perspectivas de vida para as crianças carentes da comunidade Emaús, na Baixada da Olaria, em Resende. A iniciativa busca ampliar as expectativas desses jovens para a construção de um futuro promissor a partir do contato com novas realidades em três eixos principais: o profissional, o esporte e o cultural.

Doações também para a saúde
Uma das mais recentes doações da VWCO para a cidade de Resende contribuiu para a ampliação do número de cirurgias na Santa Casa de Resende em quase 50% no período de um ano. Também possibilitou o aumento da quantidade de especialidades médicas abrangidas para consultas, ao mesmo tempo em que todas as atividades se tornaram ainda mais humanizadas e com maior nível de segurança hospitalar.

Em paralelo, a empresa mantém investimentos para desenvolvimento da UTI Neonatal da Apmir, da Associação Pestalozzi, o projeto Hiporte – Hipoterapia e Recursos Terapêuticos e se organiza para doar, já no início de 2019, um ônibus ao programa Gente Eficiente. Todos localizados em Resende, mas a empresa também apoia iniciativas em outros lugares.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, caminhões VW Constellation equipam o programa Doutor Saúde, com unidades móveis, para levar atendimento médico e exames a todas as regiões. O objetivo é promover a prevenção de problemas de saúde por meio do acompanhamento, monitoramento e diagnóstico precoce. 

Histórico de responsabilidade
Para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, promover qualidade de vida faz parte de sua estratégia de responsabilidade social, especialmente na região Sul Fluminense, onde está sua fábrica. A empresa acredita que esse apoio é um dos pilares de uma sociedade melhor. 

No campo cultural, marca presença nas mais tradicionais festas das cidades próximas à sua operação para oferecer o entretenimento que a população busca. Também apoia a Orquestra Jovem Filarmônica Alemã, que capacita músicos de 18 a 28 anos.

Além da tradicional corrida e caminhada do GRAACC para arrecadar fundos para o tratamento do câncer, crianças e adolescentes são um público-alvo das ações da montadora com o apoio ao programa Na Mão Certa, que atua pela proteção da infância contra o abuso e a exploração sexual nas estradas brasileiras. 
“Estamos sempre abertos a oportunidades de contribuir e nossas parcerias são amplas visando sempre a qualidade de vida, como com o projeto Ecobarreiras que ajuda a proteger a Baía da Guanabara”, explica Marco Saltini, diretor de Relações Governamentais e Institucionais.

Sobre a VW Caminhões e Ônibus
Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a VW Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas. A VW Caminhões e Ônibus é pioneira na utilização de biocombustíveis no Brasil e busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há mais de 35 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas ou africanas.


Sobre o GRUPO TRATON
A TRATON AG, antiga Volkswagen Truck & Bus AG, é uma subsidiária integral da Volkswagen AG e uma fabricante de veículos comerciais líder mundial com suas marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus, e RIO. Em 2017, as marcas do GRUPO TRATON venderam cerca de 205.000 veículos no total. Sua oferta inclui veículos comerciais leves, caminhões e ônibus, que são produzidos em 31 fábricas em 17 países. Em 31 de dezembro de 2017, a empresa contava com cerca de 81.000 funcionários em suas marcas de veículos comerciais. O objetivo do Grupo é transformar o sistema de transportes através de seus produtos, serviços e da parceria com seus clientes.