Sala de Imprensa

Visita también la Sala de Prensa en español
21-01-2020 Todos

Volkswagen Caminhões e Ônibus recebe startups de negócios sociais em um projeto global para aceleração e expansão de impactos

Sete startups foram selecionadas para o programa MAN Impact Accelerator, entre elas três brasileiras


Sete startups de negócios sociais de cinco países diferentes participam, nesta semana, do MAN Impact Accelerator - um programa de mentoria de oito meses nas áreas de mobilidade, transporte e logística. É a primeira vez que a iniciativa criada pela MAN Truck & Bus, em parceria com a Yunus Social Business, chega ao Brasil – contando com o apoio da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O objetivo do MAN Impact Accelerator é aumentar o impacto das startups na sociedade e auxiliar também na sustentabilidade de seus modelos de negócios. O programa está em sua terceira edição e será realizado até esta quarta-feira (22), na sede da VWCO em São Paulo.

“A VWCO está atenta às soluções de mobilidade urbana de todo o mundo. Receber o MAN Impact Accerelator é uma oportunidade de discutirmos e trocarmos informações sobre as tendências globais do transporte. E tudo isso atrelado ao impacto social dessas soluções”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Cerca de 300 empresas de mais de 40 ecossistemas de startups ao redor do mundo se inscreveram para participar do MAN Impact Accelerator. Sete startups de cinco países com um impacto tangível nas áreas de transporte e mobilidade foram selecionadas – entre elas, três do Brasil (ver abaixo).

O programa dura oito meses, período em que as empresas têm a oportunidade de desenvolver seus negócios sob a orientação da Volkswagen Caminhões e Ônibus, MAN Truck & Bus, Yunus Social Business e muitos outros parceiros. Eles auxiliam as startups a dimensionar seus negócios e seu potencial de impacto, colocando os participantes  em contato com especialistas em diferentes ecossistemas de startups ao redor do mundo.

Saiba mais sobre as startups selecionadas:

Brasil
Eu Vô (https://www.euvo.com.br/) - Uma plataforma de transporte que conecta motoristas treinados a idosos com mobilidade reduzida. Eles oferecem serviço de transporte porta a porta com a opção de contratar um serviço de acompanhamento que também pode auxiliar cada cliente de uma maneira única e personalizada.

Nina (http://www.ninamobile.org/) - Uma plataforma on-line para rastrear, padronizar e centralizar casos de assédio na mobilidade urbana. Isso permite que os usuários de transporte público denunciem instantaneamente assédio que sofrem ou testemunham. Sempre que uma denúncia é apresentada, o NINA facilita a investigação de casos com a polícia e oferece apoio psicossocial às vítimas.

Sumá (https://appsuma.com.br/) – Conecta pequenos agricultores a clientes que compram a granel, sendo o agente intermediário. Atuando na capacitação do agricultor familiar, apoiando o seu desenvolvimento e o alinhando às exigências dos compradores regulares de alimentos. Além disso, contribui com informações reais do campo para que o comprador elabore seus cardápios de acordo com os planos de produção locais, e em sintonia com a sazonalidade dos produtos.

África
Zembo (https://www.zem.bo/) - Fornece motocicletas elétricas acessíveis para motoristas de moto-táxi na África. Eles montam e alugam motocicletas movidas a energia solar em um modelo de pagamento conforme o uso, com a possibilidade de possuir o ativo depois de dois anos.

Europa
Koiki (https://koiki.es) - Uma rede de entrega last mile, (termo usado para o transporte de produtos do centro de distribuição até o destino final, como uma casa ou empresa) verde e inclusiva na Espanha, que emprega pessoas de populações vulneráveis para entregar e buscar encomendas em seus bairros em veículo elétrico, a pé ou de bicicleta.

Addressya (https://addressya.com/) - Aproveita as novas tecnologias para disponibilizar endereços físicos para todos. Eles desenvolveram uma maneira simples para que todos registrem um endereço completo, preciso e fácil de usar, que possam compartilhar com controle total sobre seus próprios dados.

XYT (http://xyt.fr/) - A XYT é um fabricante de veículos de nova geração que desenvolveu uma plataforma de veículo leve, modular, durável e elétrica para fornecer uma solução de entrega de última milha sob medida, que adota uma abordagem inovadora à logística urbana sustentável.