Sala de Imprensa

Visita también la Sala de Prensa en español
17-09-2018 Todos

Volkswagen está avançando com os preparativos para um potencial IPO do GRUPO TRATON

  • Um potencial IPO poderia fortalecer ainda mais a flexibilidade financeira do GRUPO TRATON e formar a base para um crescimento acelerado
  • O GRUPO TRATON prevê que a transformação da estrutura societária seja concluída até o fim de 2018 – a alteração na forma jurídica de TRATON AG para Societas Europaea (SE) é o próximo marco importante
  • Hans Dieter Pötsch: “Agora é o momento certo para iniciar os preparativos que definirão o caminho para o futuro da TRATON.”
  • Frank Witter: “Como os segmentos de veículos de passeio e de caminhões são fundamentalmente diferentes e as sinergias são basicamente limitadas às aquisições, a separação das duas áreas faz total sentido.”
  • Andreas Renschler: “Estamos felizes com a decisão tomada hoje pelo Conselho Administrativo (Supervisory Board) da Volkswagen AG. A TRATON dará os próximos passos na velocidade máxima.”

Wolfsburg, 17 de setembro de 2018 – A Volkswagen está avançando com os preparativos para um potencial IPO (Initial Public Offering ou OPI, na tradução para Oferta Pública Inicial) do TRATON GROUP. Os próximos passos para alcançar este objetivo foram decididos pelo Conselho Administrativo da Volkswagen AG na reunião de hoje. Agora, o GRUPO TRATON vai fortalecer a equipe, se preparando para um potencial IPO com especialistas externos. Para isso, os bancos de investimentos e os consultores jurídicos serão designados no devido momento.

Durante os últimos meses, a TRATON alcançou grande progresso em direção à transformação da estrutura societária, que deve ser concluída até o fim de 2018. Por exemplo, as estruturas e os processos internos foram alinhados às exigências dos mercados de capitais. Através do potencial IPO, a TRATON aumentaria ainda mais sua independência e sua flexibilidade financeira, promoveria um crescimento sustentável e avançaria em sua estratégia de Campeão Global.

O Conselho Administrativo da Volkswagen AG também aprovou hoje a alteração da forma jurídica de TRATON AG para uma Societas Europaea (SE). A forma jurídica “SE” destaca o caráter internacional da TRATON, e ajudará o Grupo a expandir sua plataforma global. O cadastro da TRATON SE na junta comercial está previsto para o fim de 2018.

Hans Dieter Pötsch, Presidente dos Conselhos Administrativos da Volkswagen AG e da TRATON, disse: “Toda a equipe TRATON vem fazendo um trabalho fantástico nos últimos anos. Junto o Grupo cresceu mais rápido do que o esperado, realizou sinergias, celebrou diversas parcerias estratégicas e construiu uma organização completamente nova. Agora é o momento certo para iniciar os preparos que definirão o caminho para o futuro da TRATON”.

Frank Witter, membro do Board da Volkswagen AG responsável pelas áreas de Finanças e TI, comentou: “Como os segmentos de veículos de passeio e de caminhões são fundamentalmente diferentes e as sinergias são basicamente limitadas às aquisições, a separação das duas áreas faz total sentido. Nós decidimos dar o próximo passo para preparar o Grupo para um potencial IPO. No entanto, a decisão final será tomada com base no ambiente do mercado e no momento preciso”.

Andreas Renschler, CEO da TRATON AG e membro da Diretoria da Volkswagen AG responsável pela área de Veículos Comerciais, disse: “Esperamos concluir a transformação da estrutura societária até o fim de 2018. Estamos felizes com a decisão tomada hoje pelo Conselho de Administração da Volkswagen AG. A TRATON dará os próximos passos na velocidade máxima”.

Contato:
Dr. Marc Langendorf
Chefe do Departamento de Comunicações Corporativas Globais da Volkswagen AG

Tel.: +49-53 61-9-231 55

marc.langendorf@volkswagen.de
www.volkswagen-media-services.com

Julia Kroeber-Riel
Chefe de Comunicações & Assuntos Governamentais do Grupo TRATON AG

T +49 152 58870900

julia.kroeber-riel@traton.com
www.traton.com

Sobre o Grupo Volkswagen:
O Grupo Volkswagen, que possui sua sede em Wolfsburg, é um das maiores fabricantes de automóveis do mundo e o maior fabricante de carros na Europa. O Grupo conta com doze marcas de sete países europeus: Volkswagen Automóveis, Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciais, Scania e MAN. Cada marca possui sua própria identidade e opera como uma entidade independente no mercado. O portfólio de produtos varia de motocicletas a carros de pequeno porte e veículos de luxo. No segmento de veículos comerciais, os produtos incluem opções de picapes, ônibus e caminhões de grande porte. O Grupo opera 120 plantas de produção em 20 países europeus e mais 11 países distribuídos entre Américas, Ásia e África. A cada dia útil, cerca de 642.292 funcionários em todo o mundo produzem aproximadamente 44.170 veículos e prestam serviços relacionados aos veículos ou em outras áreas de negócios. Os veículos do Grupo Volkswagen estão disponíveis para vendas em 153 países. Com o programa “TOGETHER – Strategy 2025”, o Grupo Volkswagen está estabelecendo as bases para o maior processo de mudanças em sua história: o realinhamento de um dos melhores fabricantes de carros para se tornar um fornecedor líder mundial de mobilidade sustentável.

Sobre a TRATON:
A TRATON AG, antiga Volkswagen Truck&Bus AG, é uma subsidiária integral da Volkswagen AG e uma fabricante líder mundial de veículos comerciais com suas marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e RIO. Em 2017, só as marcas do GRUPO TRATON venderam cerca de 205.000 veículos no total. Sua oferta inclui veículos comerciais de pequeno porte, caminhões e ônibus que são produzidos em 31 fábricas, distribuídas por 17 países. Em 31 de dezembro de 2017, a empresa contava com cerca de 81.000 funcionários em todo o mundo contando suas marcas de veículos comerciais. O objetivo do Grupo é transformar o sistema de transportes por meio de seus produtos e serviços, atuando como uma parceira para seus clientes.