Home / Relatório de Transparência Salarial
CONHEÇA O RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA E EQUIDADE SALARIAL DA VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS
Como parte de sua governança e estratégia de gestão de pessoas, a Volkswagen Caminhões e Ônibus adota uma política salarial única para todos os seus colaboradores, baseada em uma criteriosa avaliação de cargos em todos os níveis da organização. A empresa realiza anualmente pesquisas de mercado com consultorias especializadas, com o objetivo de fortalecer a sua atratividade, ações de retenção e práticas de remuneração. Nesse sentido, estabelecem-se critérios claros para o posicionamento de seus colaboradores em posições junior, pleno, sênior ou master, assim como nas posições de liderança. Para tanto, aspectos como formação, complexidade das atividades, desempenho em relação às competências estratégicas corporativas, desenvolvimento contínuo e tempo na função são considerados. Desde quando firmou o seu compromisso com a diversidade e inclusão em 2019, através de ações estruturadas e a implementação de uma política, a Volkswagen Caminhões e Ônibus vem desenvolvendo
uma série de medidas, em uma frente ampla voltada para dimensões como gênero, raça, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e gerações. Especificamente na dimensão gênero, a empresa tem trabalhado de forma consistente para a ascensão de mulheres em seu quadro de colaboradores em todas as áreas da organização e nas posições de liderança. Como pode ser visto no indicador abaixo, houve expressivo crescimento na participação de mulheres ao longo do tempo. Até o final de 2023 as mulheres representavam 29% da organização, sendo 31% de mensalistas e 17% de executivas.
Verifica-se uma evolução na participação das mulheres em nossa empresa, bem como a progressão de carreira das mesmas em todas as áreas da organização e nas posições de liderança, reforçando a consistência das políticas de contratação, desenvolvimento e promoção da diversidade. Nos últimos anos, ações de qualificação, como os Programas Lidera, CLIMB e treinamentos internacionais em parceria com o Grupo TRATON, foram realizadas com foco no desenvolvimento das pessoas, na excelência e na alta performance da empresa, nas quais as mulheres têm expressiva participação. Em 2023, foram atingidos resultados significativos na progressão de carreira de nossas colaboradoras, tais como:
• 44% das novas contratações foram mulheres;
• Aumento de 3,34 p.p. de mulheres no quadro de executivos;
• Ações de enquadramento salarial baseadas em pesquisas de mercado, contemplando 35% das colaboradoras.
Recentemente, o Governo Federal sancionou a Lei no. 14.611 / 2023, que dispõe sobre a igualdade salarial e critérios remuneratórios entre mulheres e homens. Com a referida lei, as empresas com mais de 100 colaboradores devem divulgar em seus canais de comunicação dados numéricos e qualitativos referentes às práticas e critérios remuneratórios, que incentivem a equiparação salarial entre gêneros e raças.
Os dados a serem apresentados estão relacionados ao salário contratual mediano, remuneração média, diferença por grupo de ocupação e composição total entre empregados. Em um primeiro estágio estão sendo divulgados dados de 2022, com previsão de uma nova atualização em setembro deste ano, já com dados de 2023. Nos links abaixo, constam os relatórios da VWCO Resende e São Paulo referentes ao ano de 2022.
Sobre o espectro abordado na referida lei a respeito da etnia, é importante ressaltar que a base de dados é constituída, em sua maior parte, por informações declaradas pelos próprios colaboradores, e que no momento demandam revisão. Portanto, ainda para o ano de 2024 está planejada a realização do censo de diversidade, equidade e inclusão na Volkswagen Caminhões e Ônibus. Utilizando-se da mesma metodologia de cálculo do governo (1), segue a visão consolidada da Volkswagen Caminhões e Ônibus para os anos de 2022, 2023 e 2024:
Ainda na mesma comparação entre 2022, 2023 e 2024, pode ser verificado que a evolução na carreira de nossas colaboradoras impacta diretamente no crescimento da equidade, corroborando com a política salarial única para todos os colaboradores, alinhada à avaliação de cargos em todos os níveis da organização. Os dados apresentados pela metodologia de cálculo supracitada não refletem, por exemplo, a comparação direta entre o nível de senioridade dos cargos.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus preza pela transparência e acredita que a diversidade é fator de sucesso para a inovação e competitividade dos negócios, representando um dos seus pilares estratégicos, conectada diretamente com o seu propósito de desenvolver soluções de transporte sustentável para todos, assim como com seus valores, especialmente respeito e responsabilidade.
(1) A metodologia de cálculo adotada neste relatório pode não refletir o cenário recente, e não traduz a realidade para todos os níveis de cargos da organização.
trabalhe-conosco

Trabalhe Conosco

ofertas

Ofertas

localizee

Localize uma concessionária

servicos-assistencia

Serviços

noticias

Notícias

fale-conosco

Fale Conosco